Para a lagarta das vagens, quanto mais quente melhor?

22/04/2021 18:03

Essa é a pergunta feita já no título do novo artigo publicado pelo NEMI. O questionamento refere-se a lagarta das vagens, Spodoptera eridania, uma praga agrícola que tem causado danos significativos na soja, inclusive com tecnologia Bt, e outras culturas economicamente importantes. Como os insetos não regulam sua temperatura corporal, as variações na temperatura influenciam drasticamente seu desenvolvimento.  De modo geral, quanto maior a temperatura, mais rápido é o desenvolvimento e o crescimento populacional dos insetos. Mas será que o aquecimento global não resultará em temperaturas excessivamente elevadas para a lagarta das vagens? Para responder essa pergunta, utilizamos informações sobre a biologia da espécie obtidas em laboratórios da UFSC campus de Curitibanos, modelos matemáticos e dados sobre temperatura diária para o sul do Brasil.

Nossos resultados mostraram que o aumento na temperatura previsto por diferentes cenários de mudanças climáticas favorecerá o crescimento populacional da lagarta das vagens na maior parte do sul do Brasil, principalmente no norte do Rio Grande do Sul e no planalto serrano catarinense. Por outro lado, as temperaturas mais elevadas no noroeste do Paraná tenderão a afetar negativamente essa espécie. Esses resultados tem implicações para o manejo da espécie, que tem causado danos devido a surtos ocorridos em lavouras de soja com tecnologia Bt.

Nosso trabalho intitulado “The hotter the better? Climate change and voltinism of Spodoptera eridania estimated with different methods” foi publicado na revista Journal of Thermal Biology, e pode ser acessado na íntegra clicando aqui.

Em breve traremos novidades sobre outras publicações do nosso grupo!