Polinizadores e plantas podem ser afetados pelas mudanças climáticas

16/04/2020 20:55

Os organismos vivos estão adaptados ao ambiente que vivem, incluindo ao clima a que foram expostos ao longo da evolução. Mudanças no clima que ocorram rapidamente de forma a impossibilitar o processo de adaptação das espécies podem resultar em alterações drásticas nas suas áreas de distribuição. Compreendendo o impacto que essas alterações podem causar nos ecossistemas e no bem-estar humano, diversos estudos se dedicaram em tentar prever como as espécies reagirão às mudanças climáticas. No entanto, poucos avaliaram como essas mudanças podem impactar a interação entre as espécies.

Nosso grupo desenvolveu um estudo publicado recentemente na revista Apidologie para avaliar justamente isso. Utilizamos como modelos as abelhas sem ferrão conhecidas popularmente como mandaçaias e a bracatinga. Como a resposta às mudanças climáticas é específica para cada espécie, verificamos uma redução drástica de até 94% na interação espacial entre polinizadores e a bracatinga até o fim do século. Considerando o importante papel dos polinizadores para a produção de alimento e manutenção de florestas, nossos resultados indicam que a alterações como a prevista por nossos modelos podem ter consequências severas para a humanidade se não reduzirmos a emissão de gases do efeito estufa.

O trabalho intitulado “Climate change can affect the spatial association between stingless bees and Mimosa scabrella in the Brazilian Atlantic Forest” pode ser acessado aqui.

Brevemente teremos novidades sobre outro estudo desenvolvido pelo nosso grupo sobre conservação de espécies de abelhas nativas brasileiras. Aguardem!

Comments